segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Profeta Habacuque




Por Flávio Melo

          O profeta Habacuque é filosófico e parece ter sido um dos primeiros Israelitas a pensar no problema do mal da invasão. Seu oráculo parece pertencer à época que se seguiu a batalha de Carquêmis, em 605 a.c. Deus  anuncia, ao profeta, a invasão iminente dos Caldeus.
           Praticamente nada se sabe sobre a história pessoal de Habacuque, exceto pelo que pode ser investigado a partir do texto de seu livro. No entanto, Ele aparece também nos textos do livro do profeta Daniel, quando é ordenado por um anjo do Senhor, enquanto preparava alimento, a levar comida para Daniel (que se encontrava na cova dos leões, na Babilônia).Habacuque dizendo que não sabia onde ficava a cova dos leões, foi levado pelo anjo, Agarrado pelos cabelos, na velocidade dos ventos, para o tal lugar. Onde Habacuque entregou o alimento para Daniel eo anjo o colocou no mesmo local onde estava antes ( Dn14,33-39 ).  
         O livro de Habacuc é composto por cinco profecias sobre os Caldeus e uma canção de louvor a Deus. A ascensão do poder caldeu é datado de 612 a.C., supõe-se que ele era vivo naquela época, fazendo dele um contemporâneo de Jeremias e Sofonias. Fontes judaicas, porém, não o agrupam com estes dois profetas, que muitas vezes são colocados juntos, então é possível que ele fosse um pouco mais cedo do que eles. O último capítulo de seu livro é uma canção, que serviu de música no Templo de Salomão. É assumido na tradição judaica que ele era um membro da Tribo de Levi. Habacuque é único entre os profetas, em que abertamente questiona a Deus (1,3;1,13 ).
         Habacuque inicia o livro interrogando Deus e pedindo socorro, pois está cansado de ver seu país sofrendo opressão violenta, onde a lei enfraquece e o direito está distorcido ( 1,2-4 ). A resposta de Deus é a intervenção de um grande império, que deveria corrigir as demandas. Isso porém, não sastifaz o profeta, pois o invasor não vem para fazer justiça, mas para substituir uma opressão por outra ( 1,5-17 ).
        O profeta continuar a pedir uma resposta satisfatória de Deus. E a resposta Divina, definitiva, é essa, com uma proposta diferente , mas difícil, que exige paciência, mas que não falha: " o justo viverá por sua fidelidade " ( 2,4 ). Com isso os que sofrem violência são chamados a ser agentes na história, opondo-se firmimente aos que não são corretos. Esse projeto só se realizará, se esse grupo for fiel ao projeto de Deus; se estiver vigilante na realização da justiça.
        Descobrindo a fraqueza do opressor, que é a idolátria e a injustiça, é possível celebrar a sua queda e o surgimento de uma nova era e de um mundo novo. A solução que Deus propõe, salvará o justo, punindo o invasor. Então a terra ficará cheia do conhecimento de Deus.

Fonte:  Bíblia Sagrada edições pastoral e ave Maria; e Wikipédia a enciclopédia livre.



5 comentários:

  1. Percebi que no final do primeiro texto, onde fala que Habacuque prepara alimentos e é levado por um anjo para levar comida para Daniel.
    Está escrito ( Dn 14, 33, 39!
    Não tem o cão 14! Gostaria de saber onde encontrar essa passagem irmão.
    MT obrigada, Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      Está passagem se encontra na bíblia de Jerusalém que são escritos originais, nas bíblias corrida não vamos encontrar essas passagem.... As versões ave Maria também tem esse passagem...
      Espero ter ajudado

      Excluir
    2. Eu quase perdi a paciência procurando o Cap 14 kkk

      Excluir
  2. Essa passagem está escritos em um livro não canônico, por isso é difícil de acreditar em sua veracidade

    ResponderExcluir