segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Profeta Obadias ou Abdias


 Por Flávio Melo.


  Não se sabe quase nada deste " pequeno profeta ", mas algumas tradições cristãs afirmam que ele teria nascido em Siquem. Profeta santo que predisse a destruição de Edom como castigo ao mal que fez contra Jacó, seu irmão. A data do seu ministério não é conhecida, ao certo, devido a determinadas ambiguidades históricas no livro que leva o seu nome. Porém, pelo oque ele escreveu em sua profecia deve ter vivido nos tempos do rei Acaz, ou seja, por volta do ano 741 ac. O seu livro éo menor do antigo testamento, contando com apenas 21 versículos. Sua profecia deve ser fixada no tempo do exílio. Ele é conhecido por dois nomes: Obadias ou Abdias.
          Abdias aborda uma questão muito séria: a necessária solidariedade entre os mais fracos diante de um opressor. O país estava sendo pilhado pelos babilônicos. Então Abdias observou que Edom, país irmão ( Gn 25,19-28; 36,1 ), ao invés de ajudar o mais fraco, ficou do lado do opressor. Edom estava gostando doque acontecia com Judá. Aproveitou a oportunidade para conquistar terras, participou da pilhagem, matava, perseguia e " dedurava " os que estavam sendo perseguidos e pedindo proteção ( v 11-14 ). E fazia tudo isso por vingança: não perdoava as brigas passadas ( 2Rs 8,20-22 ). Como disse o profeta Ezequiel: "Edom guardou um ódio eterno" ( Ez 35,5 ).
         O profeta mostra que sabedoria se torna insensatez ea coragem em covardia, quando está aliado com um opressor contra um país-irmão atacado e desprotegido. ( v 5-9 ). Abdias reconhece que Judá também não é inocente e. por isso, está sofrendo uma das sintuações mais trágicas de sua história. No entanto, Edom é mais culpado, pois não foi fraterno nesse momento difícil.
         Podemos estranhar a conclusão do profeta ( v 18 ). Os escritos Bíblicos ensinam que devemos esperar o perdão de nossos irmãos, mas também devemos perdoa-los.



Fonte:  Bíblia Sagrada edições pastoral e ave Maria. mini dicionário compacto bíblico de Fr. Francisco de Jesus Maria Sarmento e Wikipédia a enciclopédia livre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário