quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

PROFETA AMÓS

 Texto escrito por Flávio Melo



          Em meados do século 8 antes de Cristo, pelo ano 760, um sitiante (7,14 ) chamado Amós " caiu na arapuca de Deus " ( 3,5 ). Deixou a sua vida tranquila no sul e foi denunciar no norte, onde reinava Jeroboão II ( 1,1 ). "Um leão começava a rugir" ( 3,8 ): era Javé colocando em declínio todo um regime de injustiça. Amós acabou sendo expulso, mas antes rogou uma praga em cima do sacerdote amasias, que presidia o culto em Betel, de acordo com a vontade do rei  ( 7,10-17 ).
         Amós era pastor de ovelhas em Técua, localidade vizinha de Belém, de onde ele era natural. Camponés de alma religiosa, ele só prega ameaças e anuncia castigos. Por ordem de Deus ele levanta-se contras as injustiças socias que devastam a Samaria: opressão dos pobres e corrupção dos juízes. Insiste no castigo do reino do norte, mas dá a entender que o reino do sul também será castigado por sua idolatria.
        Em cinco visões, Amós anuncia o fim do reino do norte, pois ai a sintuação era insustentável diante de Deus  ( 7,1-3; 7,4-6; 7,7-9; 8,1-3;     9,1-4 ). Amós também pregava que não só as naçoes pagãs seriam castigadas mais também o povo de Deus; este já se considerava salvo, mas na prática era pior do que os pagãos ( 1,3-2,16 ). Amós também não tinha medo e dava " nome aos bois ": acusava qualquer sistema ou qualque pessoa , de modo direto, que estivesse cometendo oque aborrece Deus.
        No estado atual, o livro de Amós termina com um toque de esperança                ( 9,11-15 ). Tal esperança foi vislumbrada pelos Judeus que, 2 séculos depois, se encontravam no exílio da Babilônia e acrescentaram este trecho, concientes de se terem purificado de todo seu pecado, no amargor do exílio. O ministério do profeta se deu durante os reinados de Ozias, rei de Judá, e Jeroboão II, rei de Israel.

Fonte:  Bíblia Sagrada edições pastoral e ave Maria. E mini dicionário compacto bíblico de Fr. Francisco de Jesus Maria Sarmento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário