quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Profeta Jonas


 Por Flávio Melo.


Natural da cidade de Gat-Efer na Galiléia, filho de Amati, Jonas foi enviado por Deus a Nínive, para pregar penitência aos ninivitas. Porém ele, por medo ou por não querer o perdão dos ninivitas, que eram inimigos de Israel, desobedece a ordem de Deus e embarca em um navio para Tasis, capital da Bética. Quando o navio se encontra em alto mar, Deus envia uma tempestade, como castigo, por Jonas ter desobedecido. Estando o navio a ponto de afundar, Jonas se arrepende e confessa aos tripulantes por que aquilo está acontecendo. O profeta diz que para o mar se acalmar ele deve ser lançado fora do navio, e é isso que a tripulação faz em seguida. Ao ser lançado fora, Deus envia um Grande peixe que engole o Profeta. Ele fica três dias nas entranhas do peixe que depois o vomita em um porto na costa de Nínive. Jonas prega com tanto sucesso e êxito, que o povo com o rei fizeram uma penitência a Deus, o qual lhe perdoou os pecados.
           O livro é considerado profético, pois em 2Rs 14,25 se menciona um profeta com o mesmo nome, conteporânio de Oséias e Amós, mas não foi este quem escreveu o livro. O livro foi escrito depois do exílio da Babilônia. Seu estilo e tema diferem muito dos livros proféticos. Jonas enviado a Nínive significa que Deus chama ao perdão não somente o povo Judeu, mas também os pagãos, e mostra que Ele zela por todos os seu filhos, independente da Nação. Todos os outros profetas estão enraizados na sintuação político-social, Jonas parece está solto no ar.
           Javé não é apenas um Deus nacional, mas um Deus de toda a Humanidade; Ele quer que todos se convertam, para que tenham a vida (4,2) . Segundo o texto bíblico ( 2Rs 14,25 ) O profeta está com sua missão profetica situada, provavelmente, nos reinados de Jeroboão II, rei de Israel,e Amasia, rei de Judá. Jesus usa o caso do Peixe que engoliu Jonas, para mostrar que assim como Jonas passou 3 dias no ventre do peixe,  Ele passará 3 dias no seio da Terra, depois ressucitará, como Jonas voltou a luz do dia ( Mt 12,39-41 ).



Fonte:  Bíblia Sagrada edições pastoral e ave Maria. E mini dicionário compacto bíblico de Fr. Francisco de Jesus Maria Sarmento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário