quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

OS DOZE PROFETAS MENORES- OSÉIAS.



 Texto escrito por: Flávio Melo.


Profetas Menores
        São conhecidos como Profetas Menores os doze últimos livros proféticos do antigo testamento. Esses personagens são assim conhecidos pelo seu pequeno volume literário, são os seguintes:
Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum,Habacuque, Sofonias,Ageu, Zacarias e Malaquias .
       

Porfeta Oséias

       O Profeta Oséias exerceu sua atividade profética no reino do norte
 ( Israel ), no tempo dos reis Ozias, Joatão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, e Jeroboão II rei de israel. ( Até a queda da Samaria, 750-722 ac. ) De acordo com o seu livro ele teria se casado com a prostituta Gomer, filha de Diblaim, por ordem de Deus. Em Oséias 5,8 existe uma referência às guerras que levaram à  captura do reino pelo Assírios, ocorrida em torno de 734-732 a.C. Não se sabe ao certo se Oséias teria também vivido a destruição da Samaria, que é prevista em Oséias 13:1.
      A vida familiar de Oséias refletia a relação "adúltera" que Israel havia construído com os deuses Politeísta. Os nomes de seus filhos lhes transformaram em profecias ambulantes da queda da dinastia dominante e do pacto rompido com Deus - de maneira muito semelhante ao profeta Isaias uma geração mais tarde. Oséias frequentemente é visto como um "profeta do destino", porém sob sua mensagem de destruição está uma promessa de restauração. Oséias, porém, não foi só um acusador, mais também anunciou o amor fiel e misericordioso de Deus. O profeta assemelha o amor de Deus e seu povo a um matrimônio, por isso recorrer a idolos , segundo o profeta, era semelhante a um adultério.
   Não se sabe muito a respeito de Oséias.  É provavel que ele tenha nascido no reino do Norte e possivelmente que tenha morrido lá, embora não se saiba de quê. Ele era uma pessoa calma, franca e afetuosa. Ele foi o Jeremias do reino do norte.

    Fonte : Extraído da bíblia sagrada , edição pastoral. E Wikipédia a enciclopédia livre


Nenhum comentário:

Postar um comentário