segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A cruz para os Cristãos

Por- Flávio Melo.

         Para muitas pessoas a cruz representa um exemplo de amor por parte de cristo, mas para outras que não tem conhecimento cristão representa uma vergonha por simbolizar o sofrimento de cristo. Há pessoas que se dizem cristãs, mas abominam a cruz. Veremos se a cruz realmente é motivo de vergonha ou de esperança para o cristão.


Oque é Uma Cruz       

         Era um instrumento de suplício usado desde a remota antiguidade. Para os Romanos era o castigo mais infame. eram de madeira pesada, mas suportável para ser levada pelo condenado. Usavam-se 3 tipos, com forma de T, de X e de +. Parece ser esse último oque serviu de suplício a Jesus, considerando a inscrição posta por cima de sua cabeça.Mt 27,37 e etc. Tornou-se o simbolo principal do cristianismo.


Origem da Cruz       
       
        A cruz é um dos símbolos humanos mais antigos e é usada por diversas religiões, principalmente a cristã, embora nem todos os cristãos a usem como símbolo, pois alguns consideram que Jesus Cristo foi pregado em um madeiro. É impossível, dizer ao certo, como surgiu a cruz ou em que época ela começou a ser utilizada pelos povos antigos para castigar bandidos e foras da lei. Porém no antigo testamento, no tempo de Moisés, 1500 anos AC, há uma passagem bíblica que diz: " Quando um homem tiver cometido um crime que deva ser punido com a morte , e for executado por enforcamento numa árvore, o seu cadáver não poderá ficar ali durante a noite, mas tu o sepultarás no mesmo dia; pois aquele que é pendurado no madeiro torna-se objeto de maldição Divina."Dt 21, 22-23. Assim vemos que a tanto tempo atrás ja se tinha uma idéia de cruz entre os israelitas.

O verdadeiro sentido da cruz para os cristãos
       

       O apóstolo São paulo aprensenta a cruz como um escândalo para os judeus, uma loucura e uma vergonha para os pagãos. I Cor 1,23 , mas consolo para os cristãos. Gl 6, 12.14; Fl 3,18; Hb 12,2. Assim, todo aquele que diz que tem vergonha da cruz ou que ela é loucura está agindo como um pagão e desvalorizando o sacrifício de Cristo.
       Em Gl 3,13, São Paulo diz: "Cristo remiu-nos da maldição da lei, fazendo-se por nós maldição, pois está escrito: Maldito todo aquele que é suspenso no madeiro." Dt 21, 22-23. Com o sacrifício de Cristo na cruz, ele acabou com a maldição que nos amaldiçoava e tornou a cruz em bendita, quando o seu santo sangue a lavou por nós. Por isso a cruz não deve ser vista pelo cristão como vergonha, mas sim como esperança e prova de amor. A Cruz, graças ao amor ea coragem de Cristo, é tão santa que até o Diabo e seu anjos do mal fogem dela.
       Em Mt 16,24, Jesus diz: Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. Ele está dizendo que seu seguimento não é fácil, é cheio de dores e renúncia, porém o cristão tem que ter coragem e fé, pois o maior peso da cruz ele já carregou por nós.

         Várias religiões usam a cruz em suas igrejas, pois sabem e tem conhecimento do valioso preço que ela tem. Portanto se você é cristão, não tenha vergonha, nem abomine a cruz, pois ela é a maior prova de amor de Deus, que se fez HOMEM por ti, para atravéz dela te salva e te trazer de volta para Ele.
        Portanto, não ligue se você estiver usando uma cruz e um irmão de outra religião, que não tem conhecimento, te criticar. É sinal que, embora ele ame tanto a Jesus, ainda não entendeu sua prova de amor. Tente explicar a esse irmão, o verdadeiro valor da cruz e oque ela representa para todos nós. Que Deus te abençõe!
       

        Fontes de pesquisa: Bíblia Sagrada, edição Ave- Maria; Minidicionário compacto Bíblico de Fr. Francisco de Jesus Maria Sarmento; e Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um comentário:

  1. PRESBITERO CLAUDIO,A CRUZ DE MADEIRA CONTINUA SENDO UM SIBOLO DO MAU,MAS AQUELE QUE MORREU PARA NÓS SALVAR E QUE E A VERDADEIRA CRUZ,ESTE QUE DEVEMOS COLOCAR EM NOSSOS CORAÇOES JESUS CRISTO FILHODE DEUS ALTISSIMO.(A CRUZ DE MADEIRA E IDOLATRIA, MALDITO QUEM FAZ,MALDITO QUEM ADORA)pr.claudio.ibr@bol.com

    ResponderExcluir