domingo, 5 de junho de 2011

A MÃE DE UM POVO EXCLUÍDO


A história da America latina é fortemente marcada por processos de exclusão. Primeiramente os povos nativos que habitavam o nosso continente que são exterminados pelos povos “civilizados” da Europa. Depois exploração e exclusão de povos de outras regiões como os de origem africana, que são escravizados nas nossas terras. Todo esse extermínio não ocorre apenas no âmbito da morte física, mas também da “morte cultural”, tanto os povos nativos quanto os que vinham para nossa região como escravos, tiveram muitos de seus costumes excluídos socialmente e até hoje sofrem preconceitos por conta disso.
No ano de 1531, Deus olhou por seus filhos sofridos da America latina, aquela que ouviu as boas novas do Anjo Gabriel foi enviada por Deus para bem dizer as boas novas aos seus filhos do continente latino-americano. O escolhido como intermediário da virgem mãe de Deus foi um humilde índio chamado Juan Diego, recém convertido a fé cristã. Nossa Mãe Maria poderia ter aparecido diretamente ao bispo para expressar seu desejo de construção de um templo em sua homenagem, mas Maria escolheu um pobre índio como mensageiro,  para demonstrar o seu amor aqueles que sofrem pela exclusão por serem tidos como inferiores diante de outros povos ou grupos sociais.
A aparição da Virgem de Guadalupe a são Juan Diego foi muito importante para a evangelização dos povos da America Latina. E para mostrar o amor de Deus por aqueles que são excluídos o grande canal de evangelização foi um nativo, um daqueles que sofriam a exclusão e não os “eruditos” da fé católica. Deus mais uma vez demonstra seu amor pelos rejeitados, assim como Jesus demonstrou compaixão com os que eram excluídos no seu tempo. A mãe do povo de Deus também se tornou mãe do povo latino americano. A virgem de Guadalupe se tornou a imperatriz da America.
A America latina hoje é um continente que tem o catolicismo bastante enraizado, porém muitas das exclusões sociais ainda permanecem vigentes. Uma grande parcela da população latino americana sofre pela pobreza. Os responsáveis por essa exclusão talvez sejam outros hoje, mas os problemas são praticamente os mesmos. Uma minoria detém a maior parte da riqueza produzida aqui, e o sistema de exploração do qual estamos inseridos favorece que uns enriqueçam enquanto outros empobrecem.
A mensagem da Nossa Virgem de Guadalupe está bastante atual na nossa sociedade. Maria hoje habita os nossos corações de uma maneira mais clara do que na antecedente a são Juan Diego e sua palavra deve ter o mesmo efeito de conforto e libertação que teve para nosso Santo Índio. Que para cada injustiça cometida nas terras do novo mundo um filho de Deus possa invocar a Virgem de Guadalupe e que seu amor pelos excluídos possa dá força para que  possam esperar pelo reino dos céus, mas que nunca se conformem com o sofrimento da terra.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário