domingo, 8 de janeiro de 2012

PROFETA JOEL.

Texto escrito por: Flávio Melo.

           Foi o filho de fatuel eo segundo dos profetas menores. Com toda probabilidade, embora não se saiba ao certo, Joel habitava em Judá, o reino do sul, onde exerceu o ofício profético.
          Nada se sabe sobre sua vida. Não se sabe no tempo de quais reis de Judá e Israel Joel profetizou, nem em que local especifico de Judá. Porém as frequentes referências ao templo e ao altar levaram alguns historiadores a pensar que ele tenha profetizado na propria capital, Jerusalém, de onde ele era originário. Por falta de indicações cronológicas e indícios desicivos os autores discordam quanto ao tempo em que ele viveu, mas segundo o parecer de muitos ele teria vivido depois do exílio da Babilônia. Muitas circunstâncias levam a pesar que ele teria conhecido o livro do profeta Amós.
          Quanto a sua obra literária seu livro pode se dividir em duas partes. A primeira narra uma terrível invasão de gafanhotos que devasta todas as plantações do país. Diante disso o profeta Joel pede a participacão de todos ( profetas, sacerdotes e povo ) numa manifestação de penitência para que Deus afaste a praga. Deus mostra sua misericórdia e anucia a libertaçao da praga e suas bençãos para as novas plantações. Como Joel compara a praga a um exército, talvez possa se pensar que ele esteja falando de uma invasão inimiga como castigo Divino, ou seja, o império da Babilônia. A segunda parte descreve o jugamento de Deus sobre as nações e a vitória final.
         Parece que a primeira parte do livro não tem nada a haver com a segunda, mas uma expressão une todo o livro: o dia de Javé, ou seja, o jugamento final. Então o que na primeira parte eram gafanhotos, na segunda se transforma em exército de Deus. a praga se transforma em uma comparação para mostrar o grande dia em que a humanidade terá que prestar contas a Deus. Desse modo, uma praga de gafanhotos observada atentamente serviu para que Joel anunciasse o Juízo final.
         Deste profeta, o trecho mais conhecido é 3,1-5. Esses versículos são citados no discurso que Pedro fez no dia de pentecostes ( At 2, 17-21 ). Por isso Joel também é chamado o profeta de pentecostes.


Fonte:  Bíblia Sagrada edições pastoral e ave Maria. E mini dicionário compacto bíblico de Fr. Francisco de Jesus Maria Sarmento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário