domingo, 29 de abril de 2012

Origem da Bíblia


A Bíblia


Como surgiu a Bíblia?

        Foi no seio do povo Hebreu que nasceu a Bíblia, mais ou menos, há 4 mil anos. Segundo a tradição aceita pela maioria dos cristãos, a Bíblia foi escrita por, mais ou menos, 40 autores, entre 1445 e 450 a.c. (livros do antigo testamento) e 45 e 90 d.c.(livros do novo testamento), totalizando um período de quase 1600 anos.
       A maioria dos historiadores acreditam que a data dos primeiros escritos, considerados sagrados, é bem mais recente: por exemplo, enquanto a tradição cristã coloca Moisés como o autor dos primeiros cinco livros da Bíblia (Pentauteco), muitos estudiosos aceitam que foram compilados pela primeira vez apenas após o exílio Babilônico, a partir de outros textos datados entre o décimo e o quarto século antes de cristo. Muitos estudiosos também afirmam que ela foi escrita por dezenas de pessoas oriundas de diferentes regiões e nações.
     
O que é a Bíblia?

       A Bíblia é a coleção dos livros (considerados pela Igreja como escritos sob a inspiração do Espílito Santo) que contém a palavra de Deus. Ela é uma mensagem que Deus dirigiu, e continua a dirigir aos homens.
        O termo Grego de onde provém a palavra Bíblia significa: os livros. Em latim, esse termo transformou-se num singular e passou a designar exclusivamente a coleção dos textos que fomam as Sagradas Escrituras.
          Os títulos desses livros lebram por vezes o nomes dos seu autores, outras vezes seus destinatários, ou ainda os assuntos que são tratados neles.
 
Divisão da Bíblia.

         A Bíblia contém ao todo 73 livros, divididos em velho e novo testamento.
         A coleção dos livros do velho testamento, originou-se na comunidade dos Judeus que foram juntados eles no decorrer da sua história. Ele conta com 46 livros, que são divididos em livros Pentateucos (5), Históricos (16), Sapienciais (7) e proféticos (18).                        
        A coleção dos livros do novo testamento começou a se formar na segunda metade do primeiro século da nossa era. Ele conta com 27 livros, que são divididos em livros Históricos (5), Cartas Apostólicas (21) e profético (1).
        Usa-se o termo Testamento devido as antigas e novas alianças que Deus realizou com seu povo. Por isso o velho testamento é a aliança antiga, que já passou, enquanto o novo testamento é a nova e Eterna aliança (como falou Jesus).

Negação dos livros por parte dos protestantes.
        
        No tempo da Reforma, os protestantes, depois de terem aceitado por um bom tempo os livros de Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, 1° e 2° Macabeus; e alguns suplementos dos livros de Daniel e Ester, Juntamente com a carta de Jeremias aos cativos, que se lê no último capítulo do livro de Baruc, decidiram não mais aceita-los nas suas Bíblias. Alegam eles, que é pelo fato desses livros não fazerem parte da Bíblia Hebraica primitiva. Essa é a diferença que há, ainda hoje, entres as edições católicas e as protestantes da Bíblia.
       A Igreja Católica considera-os inspirados como os outros. Essa      Diferença apenas ocorre no velho testamento, pois no novo testamento não há diferença alguma.

Um povo de Escritores.
        
      A bíblia foi redigida em mais de déz séculos. Portanto, ela não é a obra de um único autor, mas de uma imensidão de escritores, sendo que a maior parte deles é desconhecida. Os primeiros usaram as tradições orais que existiam bem antes deles.
     Cada autor, viveu em lugar, ambiente e contexto diferente; e eles imprimiram nos escritos, traços muito caractesrísticos de suas personalidades.

Tradiçao oral

     Ante da invenção da escrita, o povo transmitia oralmente, de pai para filho, as histórias sobre os ancestrais e as origens do povo. Com isso, Provérbios e Orações foram enriquecidos aos poucos.
     Como vimos acima, a Bíblia tem livros muito diferentes. Exemplos: a gente encontra narrativas históricas (1° e 2° Reis e etc.), proféticas (livros de Jeremias e etc.), poemas ( Cantico dos canticos e etc.), orações (Salmos e etc.), ensinamentos (Provérbios e etc.) e etc.

Um conjuto sábio e demorado
     
      A ordem de classificação atual dos livros e textos da Bíblia não corresponde a ordem cronológica em que eles foram escritos. Por exemplo: A primeira página da Bíblia foi escrita no século VI a.c., as seguintes, quatro séculos antes. O conto de Jonas data do século IV a.c., ele precede o livro do profeta miquéias, que data do séculoVII a.c.
     
    Guardem na sua alma e no seu coração essas palavras que lhes digo... Vocês as ensinarão aos seus filhos e lhes farão quando estiverem em casa, quando estiverem viajando, quando forem se deitar e quando se levantarem.  Dt 11,18-20
    Foi aos poucos que foram reunidos em três grandes categorias: a Lei, os Profetas e os Escritos.

Apesar de diferentes, Deus torna sua Palavra em unidade

      Um certo números de livros é a fusão de vários livros anteriormente escritos. Por exemplo: os livros do gênesis e do Êxodo misturam textos provenientes de épocas e lugares diferentes. O livro de Isaías compreende as obras de três autores: capítulos 1-39, séculoVIII a.c., capítulos 40-56, século VI a.c. e capítulos 57-66, século V a.c.
      No entanto, o que dá unidade a todos os livros da Bíblia, tão diferentes entre si, corrigidos e reescritos muitas vezes, é que eles são, todos e cada qual à sua maneira, a Palavra de Deus - a Expressão de Fé de Israel e dos Cristãos.
   
      Dá-me vida, pela Tua Palavra.  Sl 119,25



Fontes: Bíblia edição Ave-Maria, mini dicionário compacto bíblico de Fr. Francisco de Jesus Maria Sarmento e Wikipédia a enciclopédia livre.




Nenhum comentário:

Postar um comentário