quinta-feira, 26 de abril de 2012

Festividades Judaicas


As principais festas Judaicas 

        Citaremos as principais festas dos Hebreus - eles comemoram essas festas como sinal de observância e recordação pelas obras e prodígios que Deus realizou para eles.
        As festas são momentos muito importantes que dividiram e dividem o  ano judaico.

Festa da páscoa

      Também conhecida como festa dos pães sem fermento. Comemora-se no mês de abril. É a festa das festas. Os homens e mulheres da Bíblia comemoram sua libertação do Egito.
      Durante uma refeição solene em família, come-se o cordeiro da páscoa e pão sem fermento, como os ancestrais que, na sua fuga não tiveram tempo de deixar o pão crescer (fermentar).

Festa das colheitas

       Também conhecida como festa das semanas. Comemora-se no fim do mês de maio. O povo da Bíblia agradece a Deus pela colheita e pela Lei recebida no deserto. É celebrada durante 7 semanas, ou seja , 50 dias depois da páscoa. É também conhecida como Pentecoste (que em grego, significa 50).

Festa das trombetas e do ano novo

       Comemora-se em meados de setembro. Este dia é considerado como o aniversário da criação do homem por Deus. O povo começa um período de reflexão e de penitência que termina com a festa do grande perdão, 10 dias mais tarde.

Festa do grande perdão
    
       Conhecida como Yom Kipur. Fim de setembro. Pede-se perdão a Deus por todos os pecados. Um bode, símbolo do pecado do povo, é mandado para o deserto, vindo daí a expressão " bode expiatório".

Festa das tendas

      Também conhecida como festa da colheita. No começo de outubro . Agradece-se a Deus pela colheita dos frutos e pela vidima. Como os Hebreus do deserto que moraram em tendas durante muito tempo, os participantes acampam em tendas, durante os dias de festa.

Festa do templo purificado

     Comemora-se no começo de dezembro. Esta festa comemora o dia em que o templo de Deus foi libertado do seu invasor e aberto de novo ao culto, em 165 a.c., depois da grande profanação de Antíoco IV Epífano.

Festa do purim 

     Comemora-se no começo de março. É uma espécie de carnaval, quando são oferecidos muitos presentes. Purim quer dizer " sorteio ". O inimigo havia sorteado o dia em que os judeus deveriam ser massacrados, porém Deus mudou a sorte do povo judeu, e quem foi massacrado nesse dia foi o inimigo do povo judeu.


     As festas são anunciadas pelo chofar (corno, ou chifre, de carneiro).




Fonte de pesquisa : Mini dicionário compacto bíblico de Fr. Francisco de Jesus Maria Sarmento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário