sexta-feira, 4 de maio de 2012

Cores Litúrgicas


As cores dos paramentos litúrgicos 
e seus significados.
   
           Você já deve ter observado, nas celebrações da Santa Missa, que o Altar é arrumado ora com uma cor, ora com outra, que essa cor do alta é a mesma nas vestimentas sacerdotais, que cada momento na Igreja se usa uma cor especial para aquele momento, mas você saber o quê representa essas cores?
       Veremos o significado dessas cores e em que momento elas são usadas pela Igreja.

As cores litúrgicas.

       Através das cores, a liturgia sagrada da Igreja apresenta uma linguagem simbólica muito expressiva. São seis as cores litúrgicas: branco, vermelho, verde, roxo, preto e rosa.
       As diferentes cores das vestes litúrgicas visam manifestar externamente o caráter dos mistérios celebrados e também a consciência de uma vida cristã que progride com o desenrolar do ano litúrgico.
       No princípio havia certa preferência pelo branco. As cores litúrgicas foram fixadas em Roma no século XII e em pouco tempo os cristãos do mundo inteiro aderiram a este costume.

Branco
       O branco é usado nos Ofícios e Missas do Tempo Pascal e do Natal do Senhor, bem como nas suas festas e memórias, exceto as da Paixão; nas festas e memórias da Bem-aventurada Virgem Maria, dos Santos Anjos, dos Santos não Mártires, na festa de Todos os Santos (1 de Novembro), na Natividade de São João Batista (24 de Junho), na festa de São João Evangelista (27 de Dezembro), da Cátedra de São Pedro (22 de Fevereiro) e da Conversão de São Paulo (25 de Janeiro). O branco é símbolo da luz, tipificando a inocência e a pureza, a alegria e a glória.
          As cores dourada e prateada, embora não sejam cores litúrgicas, podem ser usadas nos dias festivos, em substituição ao branco. O mesmo ocorre com a cor azul, também pode ser usada nas Festas e Solenidades da Santíssima Virgem Maria.

Vermelho
      O vermelho é usado no Domingo de ramos e na Sexta-feira Santa; no domingo de Pentecostes, nas celebrações da Paixão do Senhor, nas festas dos Apóstolos e Evangelistas (com exceção de São João), e nas celebrações dos Santos Mártires. Simboliza as línguas de fogo em Pentecostes e o sangue derramado por Cristo e pelos mártires, além de indicar a caridade inflamante.

Verde
      O verde se usa nos Ofícios e Missas do Tempo Comum. Simboliza a cor das plantas e árvores, prenunciando a esperança da vida eterna.

Roxo
      O roxo é usado no tempo do Advento e da Quaresma. Pode também ser usado nos Ofícios e Missas pelos mortos. Significa penitência, aflição e melancolia.
      Quanto ao tempo do Advento, hoje há uma tendência de substituir o roxo pelo violeta, que não é uma cor litúrgica, porém, para diferenciar o tempo quaresmal (penitência) e acentuar a dimensão de alegre expectativa da vinda do Senhor.

Preto
      O preto é usado nas missas pelos mortos, nas quais pode-se substituir pelo roxo, como na maioria das vezes é o costume, ou dificilmente, até mesmo pelo branco, para se dar ênfase não à dor, mas à ressurreição. Simboliza tristeza, dor, luto. Significa o choro da Igreja diante da morte de Nosso Senhor Jesus Cristo e de seus fiéis.

Rosa
      Pode ser usado no 3º domingo do Advento (Gaudete) e no 4º domingo da Quaresma (Laetare), ocasião em que também poderá ser utilizado o roxo. Simboliza a alegria dentro de um tempo destinado à penitência.


Fontes de pesquisa: Wikipédia -  A enciclopédia livre e site da Basílica do carmo , em Campinas - SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário