quarta-feira, 14 de março de 2012

São Miguel Arcanjo


Quem é São Miguel Arcanjo ? 

          Comemorado pela Igreja Católica no dia 29 de Setembro, juntamente com Gabriel e Rafael, São Miguel é considerado defensor da Igreja e dos Cristãos. O nome Miguel significa "quem como Deus".
A exclamação "quem como Deus!" É um grito de humildade e obediência em defesa dos direitos Divinos e consta 5 vezes nas sagradas escrituras. Somente na carta de Judas, Miguel é chamado de arcanjo, enquanto São Paulo o designa com esse apelativo, sem o seu nome próprio. A Igreja desde os tempos antigos professou a Miguel um culto especial, chegado bem rápido do oriente ao ocidente. Onde surgiram importantes igrejas e santuários dedicados aos arcanjos. O Papa Pio XII declarou Miguel patrono dos Radiologistas. Várias são as funções atribuídas a Miguel. É chamado turiferário, psicagogo, isto é, guia das almas ao juízo Divino, pescador de almas, por isso vem frequentemente representado com uma balança na mão. Mas a missão principal do arcanjo é aquela de protetor da Igreja e defensor da cristandade.
            Recordou-nos ainda, não faz muito tempo, João Paulo II, peregrino ao santuário de São miguel no gargano. " Estou feliz de encontrar-me entre vocês a sombra deste santuário de São miguel Arcanjo que a 15 séculos é a meta de peregrinação. Neste lugar,como já fizeram no passado tantos os meus predecessores da Cárita de Pedro, eu também vim para venerar e invocar o arcanjo Miguel para que proteja e defenda a santa Igreja no momento em que é difícil professar um autêntico testemunho cristão com compromissos e sem acomodações. Viva e nunca interrompida a visita de peregrinos, ilustres e humildes que da alta idade média até os nossos dias fez deste santuário um lugar de encontros e orações, e de reafirmações da fé cristã." João Paulo também disse o quanto a figura do Arcanjo, que é protagonista em tantas páginas do antigo e novo testamento, deve ser sentida e invocada pelo povo. E quanto a Igreja tem a necessidade da sua celeste proteção.
          Ele que vem representado na bíblia como Grande lutador contra o dragão. O chefe dos demônios na dramática descrição do apocalipse. A história da queda do primeiro anjo que foi seduzido pela ambição de se tornar como Deus. Daí a reação do Arcanjo Miguel de reinvindicar a unidade de Deus e sua inviolabilidade. Embora fragmentárias as notícias da revelação sobre a personalidade eo papel de Miguel são muito eloquentes. Ele éo arcanjo que reinvidica os direitos inalienáveis de Deus, é um dos principes do ceu, o arcanjo protetor de Israel de onde sairá o salvador. Agora o novo povo de Deus é a Igreja, eis a razão pelo qual essa o considera como seu sustentador em todas as sua lutas, para a defesa e difusão do Reino de Deus sobre a terra. É verdade que as portas do inferno não prevaleceram contra a Igreja, segundo afirmação do Senhor Jesus, em Mt 16,18, mas isso não significa que esteja isenta das provas e das batalhas contra as investidas do Maligno. Nessa luta o Arcanjo Miguel está ao lado da Igreja para defende-la contra todas as iniquidades do século, pra ajudar os fiéis a resitir ao diabo, que como um leão a rugir procura a quem devorar.
         A essa luta nos reporta a figura do Arcanjo Miguel, a quem a Igreja seja no oriente, seja no ocidente nunca deixou de tributar um culto de veneração especial.


Extraido de um devocionário do Arcanjo, na Voz de Myrian Rios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário