sábado, 10 de março de 2012

Os pecados capitais

Os 7 pecados capitais 


         Os pecados capitais são aqueles que são considerados vícios e que mais arrastam os filhos de Deus a perdição. São chamados capitais devido serem considerados os piores pecados, e através deles são cometidos vários outros pecados menores, apesar de, diante de Deus todo pecado ser igual. Porém há pecados que precisam do sacramento da penitência para o perdão, enquanto outros, na própria missa são remidos no ato penitencial. Assim são classificados os pecados mortais e os veniais.
   
      Os pecados capitais são 7: Orgulho, inveja, ira, avareza, preguiça, gula e luxúria. Iremos discuti-los um por um.

Orgulho

        Algumas pessoas consideram que o orgulho para com os próprios feitos é um ato de justiça para consigo mesmo. Ele deve existir, como forma de elogiar a si próprio, dando forças para evoluir e conseguir uma evolução individual, rumo a um projeto de vida mais amplo e melhor. O orgulho em excesso pode se transformar em vaidade, ostentação, soberba, sendo visto apenas então como uma emoção negativa: a Arrogância.
       Quando nos achamos orgulhosos em excesso, olhamos nosso próximo com outros olhos, menosprezando nossos irmãos. Esquecemos até de Deus,achando que podemos tudo, e somos tudo.
       Foi assim que pecou o Diabo, e caiu por causa desse pecado, achando-se igual a Deus.


Inveja

        É um sentimento de ódio ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser) e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem. É um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que o outro seja melhor. Este sentimento é muito destrutivo pra o invejoso, pois faz com que ele só foque nas qualidades de seu próximo e esquece que também têm qualidades e dons que devem ser trabalhados.



Ira 

        É um intenso sentimento de raiva, ódio, rancor, um conjunto de fortes emoções e vontade de agressão geralmente derivada de causas acumuladas ou traumas. Pode ser visto como uma cólera e um sentimento de vingança, ou seja, uma vontade frequentemente tida como incontrolável dirigida a uma ou mais pessoas por qualquer tipo de ofensa ou insulto. Não devemos confudir ira com justa indiginação, pois a ira é o desejo incontrolável de se vingar a qualquer preço de quem nos ofendeu. Em algumas passagens bíblicas
Jesus sentiu ira, mas a ira de Jesus não era para destruir o homem, mas sim, para o corrigir de seu procedimento diante de Deus. A ira nos torna em animais irracionais que querem matar e destruir.

Avareza

       É um amor exagerado ao dinheiro e bens que a pessoa tenha. Uma pessoa avarenta tem dificuldade de abrir mão do que tem mesmo que receba algo em troca, tem cuidado com seus pertences como uma pessoa egoísta. Prefere abrir mão do que tem menos valor e preservar o que é mais valioso. Acha que perder algo pode ser um desastre. o avarento tem o coração fechado para o próximo e para Deus. tem em sua mente que o dinheiro é tudo, e pode tudo. Por isso são os mais dificeis de aceita o reino de Deus e seu projeto de amor.



Preguiça

          Pode ser interpretada como aversão ao trabalho, bem como negligência, morosidade e lentidão. O preguiçoso, conforme o senso comum, é aquele indivíduo que não gosta de atividades que mobilizem esforço físico ou mental. De modo que lhe é conveniente direcionar a sua vida a fins que não envolvam maiores esforços.  
         Todos nós fomos feitos a imagem de nosso Criador, quando temos e nos deixamos dominar por esse sentimento, nós denegrimos a sua santa imagem. Pois nosso Pai é trabalhador. O preguiçoso é uma vergonha pra qualquer família.





Gula

        É o desejo insaciável, além do necessário, em geral por comida, bebida ou intoxicantes. Esse pecado também está relacionado ao egoísmo humano: querer ter sempre mais e mais, não se contentando com o que já tem, uma forma de cobiça. Ela seria controlada pelo uso da virtude da temperança. Entretanto, a gula não é considerada um pecado universalmente; dependendo da cultura, ela pode ser vista como um sinal de status. Quando colocamos um prato de comida acima doque podemos comer, e essa comida sobra e vai para o lixo, é pecado, pois além de estar-mos estragando o alimento, ainda estamos esquecendo de nossos irmãos que morrem de fome todo ano aos milhares. E não fazemos nada por eles!

Luxúria

        Chegamos ao pecado que mais arrasta homens e mulheres a perdição. É o desejo passional e egoísta por todo o prazer sensual e material. Também pode ser entendido em seu sentido original: “deixar-se dominar pelas paixões”.Segundo a Doutrina Católica, consiste no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade extrema, lascívia e sensualidade. Há diversas ramificações como, por exemplo, prostituição, sodomia, pornografia, incesto, pedofilia, zoofilia ou bestialismo, fetichismo, sadismo (busca de prazer infligindo dor ao parceiro) e masoquismo (busca de prazer recebendo do parceiro punições que envolvem dor), desvios sexuais e tantos outros pecados relacionados com a carne. A luxúria, segundo a mesma doutrina, pode acarretar em consequências como, por exemplo, o estímulo ao aborto (no caso de gravidez indesejada), transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, abuso sexual (no caso de pessoas com desvios sexuais que buscam na submissão do outro o seu prazer ou em pessoas que sofreram na infância tais abusos). Portanto a luxúria seria uma porta de acesso a outros pecados (desvios morais). Esse pecado coloca o ser humano abaixo do animais, pois assemelha o pecador a eles.



        Seis são as coisas que aborrecem o Senhor e sete as que a sua alma abomina: Olhos ativos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, um coração que maquina projetos iníquos, pés apressados para o mal, testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia discórdias entre irmãos. Pr 6,16-19
       Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.
Gl 5,19-21


Texto extraído da wikipédia a enciclopédia livre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário