quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Profeta Zacarias

          O profeta Zacarias foi contemporânio de Ageu ( Esd 5,1 ). Esse profeta estende seu olhar sobre um horizonte mais vasto. Sua linguagem é tenebrosa e simbólica: um anjo transmite-lhe os oráculos Divinos.
          Com Ageu, ele foi chamado para despertar os judeus que retornaram, para completar a tarefa de reconstruir o templo ( Esd 6.14). Como filho de Baraquias, filho de Ido, ele era de umas das famílias sacerdotais da tribo de Levi. Ele é um dos mais messiânicos de todos os profetas do Antigo Testamento, dando referências distintas e comprovadas sobre a vinda do Messias. Conforme Ezequiel, ele foi um profeta do exílio. Ele descreveu a si mesmo (1,1) como "o Filho de Baraquias." Em Esdra 5:1 e 6:14 ele foi chamado "o filho de Ido," que foi na realidade seu avô. Sua carreira profética iniciou-se no segundo ano de Dario, Rei da Pérsia (520 A.C.), cerca de seis anos antes do primeiro grupo que retornou do exílio Babilônico.
         A primeira parte do livro, capítulos 1 a 8, contém os seus oráculos. É uma época em que a comunidade Judaica  procura reconstruir as suas bases de fé e vida social. Sofrendo ainda a amarga aprovação de um domínio estrangeiro, o povo sente-se desencorajado e pergunta : Deus ainda está presente em nosso meio? O profeta, em oráculos e visões, mostra que Deus continua presente para realizar seu projeto através do seu povo. Zacarias reanima a esperança de um povo que passa por grandes dificuldades materiais e dúvidas na fé. Ele, assim como Ageu, estimula o povo para  reconstruir o Templo, simbolo da fé e unidade nacional. Vê em Zorobabel "o eleito de Deus", dando-lhe o título messiânico de Germe. Ele, ainda,  incentiva a formação de um novo quadro político, centrado em Zorobabel e no Sacerdote Josué.
        A segunda parte, formada dos capítulos 9 a 14, foi escrita no período em que os gregos dominavam a Palestina, Depois da grande campanha de Alexandre Magno ( Conhecido como o grande ) 333 a. c. O profeta olha para o futuro do povo de Deus. Anuncia o aparecimento do Messias com três características: Rei ( 9,9-10 ), Bom Pastor ( 11,4-17 e 13,7-9 ) e Transpassado ( 12,9-14 ). Ao ler essa segunda parte, é impossível não lembrar Jesus entrando em Jerusalém montado num jumentinho ( Rei-Messias ), ou quando afirma: " Eu sou o bom Pastor " ; ou ainda sofrendo a paixão e morte na cruz.


Fonte:  Bíblia Sagrada edições pastoral e ave Maria. mini dicionário compacto bíblico de Fr. Francisco de Jesus Maria Sarmento e Wikipédia a enciclopédia livre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário