domingo, 5 de fevereiro de 2012

Profeta Ageu

 Por Flávio Melo.

         Ageu é mencionado em Esdra 5,1 e 6,14. o livro que traz seu nome foi provalvelmente redigido por um discipulo, que a ele juntou fragmentos onde Ageu é nomeado na terceira pessoa. Este exerceu seu ministério em Jelusarém, por volta do ano 520 a.c., quando se contruia o Templo.
          Os pais de Ageu foram escravos na babilônia, no reinado de Dario, filho de Histaspe. Quando os Judeus foram libertados, Ageu mostrou tanta alegria por voltar a Jelusalém, que não parou de cantar por todo caminho: "Glória a Deus". Por isso, puseram-lhe o nome de Ageu, que quer dizer alegria. Ele censurava o povo, por dar mais valor a construção de suas próprias casas do que ao Templo.
           No ano 538 a.c., quando os Judeus voltavam do exílio, a sintuação de Judá e Jerusalém era deplorável: cada um procurava se defender sozinho, sem o menor interesse em formar a unidade que lhe desse a característica de um povo. Mesmo aqueles que voltaram do exílio estavam preocupados em construir suas casas, plantar sua roça, vender suas mercadorias, mais do que estabelecer a dignidade de um povo. Um leigo ( Zorobabel ) e um sacerdote ( Josué ) procuravam reunir o povo para reconstruir a cidade e o Templo, a fim de reestruturar o povo de Deus
           No ano 520 a.c., o profeta Ageu entra em cena para encorajar os compatriotas. Suas exortações tinham, como eixo principal, o seguinte tema: se o Templo for reconstruído, tudo vai melhorar, pois Deus habitará novamente no meio do seu povo e espalhará suas bençãos.
           O profeta não se contenta em estimular o tempo presente, mas procura fazer com que todos vejam no futuro uma esperança maior para o povo de Deus, que retornará a sua grandeza anterior, tendo como chefe um descendente de Davi.
           O Templo será grandioso no tempo do rei Herodes, mas se tornará fonte de exploração. Jesus vai criticar essa degradação  a que chegou o lugar de encontro com Deus, e anunciará um novo Templo, perfeito, grandioso e sem mancha: o seu próprio corpo ( Jo2,21 ). desse modo torna-se presente um futuro maior do que o sonhado por Ageu: o verdadeiro Templo que dá vida e une o povo é Jesus Cristo, filho de Deus, que se fez homem, e que não é apenas descendente de Davi, Mas também seu Senhor.


Fonte:  Bíblia Sagrada edições pastoral e ave Maria. E mini dicionário compácto bíblico de Fr. Francisco de Jesus Maria Sarmento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário