domingo, 13 de fevereiro de 2011

O CASAMENTO NA PÓS- MODERNIDADE

É muito comum nos dias de hoje vê os casais se separando, vê um amor que quando nasceu parecia ser eterno, mas não conseguiu resistir as ciladas do tempo e terminou na separação, com cada um seguindo um novo rumo. Nessas horas as pessoas se perguntam o que está acontecendo com as famílias nos dias de hoje, por que cada vez mais casais se divorciam, e os valores da nossa sociedade são colocados em xeque. O que devemos observar nesses momentos é a vivencia espiritual de cada família dessas, é importante observar em que se estruturam as famílias de nossa época pós- moderna e como as famílias procuram a comunhão com Deus no novo relacionamento e na nova vivencia que nasce com o matrimonio.
Ao fazer uma analise das famílias dos nossos dias é importante buscar a gênese do relacionamento e tentar compreender o que levou cada um dos dois, homem e mulher, a escolher o outro para juntos partilharem de um viver eterno e de constante comunhão com o Divino. Infelizmente o que impulsiona o relacionamento e o matrimônio não são questões espirituais, das quais Deus é o guia e protetor, mas sim questões materiais, são valores que não tem o espírito santo e o sopro Divino presente. Carro, casa, dinheiro, beleza física e tantos outros valores matérias são os principais critérios adotados na hora de começar um namoro, na hora de dar o primeiro passo para construir a instituição divina do matrimônio.
Os bens materiais nos quais a maioria dos casamentos estão estruturados, São coisas que com o tempo se destroem, São coisas que se desmancham no ar e junto com essa destruição material ocorre também os problemas do matrimônio. Não se pode estruturar uma relação de amor, uma relação divina que deverá ser eterna em coisas que são destrutíveis. O amor entre o homem e uma mulher tem que estar baseado em princípios cristãos, princípios que irão propiciar uma convivência de carinho, ajuda, compreensão e verdadeiro amor. A relação que tem como base a palavra de Deus, vence todas as tempestades, não se deteriora como os objetos matérias construídos pelos homens e cheios de falhas, sendo perecíveis a ação do tempo. Só aquilo que Deus criou é que pode ser eterno e por isso o matrimônio criado por Deus deve sempre ser guiado pelo seu santo nome para que as famílias possam ter a verdadeira felicidade.
A atração física é em muitos casos e outro problema que tanto levam os casais a se divorciarem. Não podemos ser hipócritas ao ponto de dizer que o lado físico não é uma das primeiras coisas que chamam a atenção, mas essa  atração não pode ficar apenas no corpo. O homem e a mulher devem se conhecer por completo, as vezes alguém expressa grande beleza física mas tem um interior pobre, ou então o modo de ser não é compatível com o outro que vai se relacionar. Infelizmente muitos param na análise física e esquecem de olhar o lado espiritual. O corpo como algo material também esta passível a ação do tempo. O corpo aos poucos vai perdendo a beleza da juventude e aquele amor também vai se acabando junto com o belo.
Os casais precisam procurar a união com Deus, buscar a igreja, procurar ouvir a palavra que Deus fala aos homens através das sagradas escrituras, do que fala os sacerdotes e da reflexão diária que nasce das nossas conversas com Deus. Precisamos ter como exemplo a santa família de Jesus, e sermos mãe como foi Maria e pai como foi José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário