sábado, 29 de janeiro de 2011

30 de janeiro dia de Santa Martinha

Martinha pertencia a nobreza de Roma, tendo o seu pai sido eleito três vezes cônsul romano. Martinha cresceu em uma família Cristã, sendo batizada logo após o seu nascimento, e recebido uma educação baseada nos princípios de Cristo. Com a morte do pai Martinha recebeu sua herança e a dividiu com os pobres de Roma.
No ano de 222 o imperador Alexandre Severo baixou um decreto para perseguição dos Cristãos, que ao serem julgados casos fossem condenados deveriam ser executados. Martinha acabou sendo presa durante as perseguições. Mas ao chegar na presença do imperador devido ao seu comportamento e ao prestigio do seu pai, o imperador tentou convencê-la a abandonar a Cristianismo e passar a adorar os Deuses pagãos de Roma. Martinha se manteve  fiel na fé Cristã e preferiu morrer com os seus irmãos do que professar um Deus falso.
O primeiro castigo que Alexandre lhe impôs foi que fosse açoitada, porém Martinha rezou com tanta fé que os seus carrascos acabaram se convertendo. Então o imperador mandou que ela fosse jogada entre as feras, mas nenhum animal a atacou, todos amansaram diante de sua bondade. Depois disso foi condenada a fogueira mas as chamas não a queimaram. ( outra versão diz que uma chuva caiu sobre Roma apagando as chamas. ) martinha acabou sendo decapitada, e segundo relatos no momento da sua morte um grande terremoto foi sentido na cidade de Roma. ( outra versão diz que o terremoto ocorreu durante o momento em que Alexandre tentava converte-la a religião pagã, o terremoto destruiu a imagem de Apolo, e soterrou vários sacerdotes que estavam no templo. )
Martinha logo foi considerada santa por todo o império, e no século IV o papa Honório mandou erguer a igreja do foro em Roma em homenagem a ela. Depois de um longo período seu culto foi um pouco esquecido, até que o papa Urbano VIII durante a contra-reforma no processo de reconstrução das igrejas encontrou os restos mortais de martinha, e fez com que seu culto retornasse.

A vida de santa martinha é em muitos casos relacionadas a santa Tatiana, que tem um história muito parecida com a sua, mas não existem relatos suficientes para dizer que ambas são a mesma. Santa martinha ou santa Tatiana é muito venerada na igreja do oriente, especialmente na Rússia onde é venerada pelo nome de santa Tatiana, e na Grécia onde recebe o nome de santa Tânia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Tatiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário